José Sérgio de Lima

Pároco

Padre José Sérgio de Lima, CR: filho de Ananias de Lima e Sebastiana Felix, sexto filho de oito irmãos, nasceu no dia 19 de maio de 1964, em uma cidadezinha não muito distante de Sorocaba, Timburi. Seu pai, membro de outra denominação religiosa, sua mãe católica até então, tanto que fez questão de na Igreja Católica batizar cada um dos seus filhos. Depois foi com seu pai para a igreja a qual ele pertencia e ali procurou educar seus filhos. Como era grande o número de irmãos, surgiam às discussões e desentendimentos, mas ela em suas correções usava muito a Palavra de Deus, principalmente os livros Provérbios, Eclesiásticos e Sabedoria. Sendo antepenúltimo de oito irmãos, mesmo na igreja em que seus pais lhe educavam, desde os seis anos de idade alimentava o sonho de ser padre e locutor de rádio, sua vida girava em torno disso. Não entendia muito bem, mas soube depois que era o Chamado de Deus. Desde muito pequeno era apaixonado pelos livros, tanto que ao fazer a pré-escola já lia fluentemente e escrevia de tudo, pois havia aprendido na casa, aos cinco anos com uma irmã mais velha. Amava nas leituras imitar os locutores de noticiário de rádio. Aos sete anos era quem escrevia as poesias para as crianças da sua sala recitar nas datas comemorativas, e no futuro ganhou alguns prêmios com isso. No ano de 1969 deu se a separação dos pais, devido a muita briga e infidelidade por parte do pai. Com a separação dos pais, a vida ficou muito difícil, moravam em fazendas e na maioria delas bem distante da cidade. Como na época não existia o transporte escolar como hoje, seu sonho de estudar teve que ser adiado. Chorou muito quando sua irmã mais velha não permitiu que fizesse a matrícula, para o que na época chamavam “ginásio”, ou seja, o quinto ano escolar. Passou a trabalhar na roça, e o sonho, apesar de senti-lo mais distante, ainda estava vivo. Por muitas vezes repetiu nas falas que seria um locutor de rádio, seria um padre, estudaria em Roma e conheceria o Papa. Seu irmão mais velho e algumas pessoas da fazenda riam e diziam: “Esquece, você nasceu para ser tatu, vai morrer cavoucando” ou “imagine um barriga verde conseguir ser tudo isso”. Chorou muito nos seus silêncios e tinha a certeza de que Deus iria ouvir suas preces. Em 1975 veio uma geada muito forte, queimou todas as plantações da época, dentre elas os cafezais que era o forte da região em que moravam; ele tinha apenas 11 anos e o irmão mais velho 15. Foi um período muito difícil, ninguém queria lhes dar emprego, pois diziam que o serviço era muito pesado para criança. Nesta época realmente passaram necessidade, e ali percebeu que Deus estava lhe preparando, pois com o pouco também se vive. O tempo foi passando… o menino José crescendo, trabalhando em diversos setores como servente de pedreiro, leiteria, tratorista, fiscal, auxiliar de almoxarifado, cavador de poço e fossas, etc. e com isso foi se distanciando a realização do sonho de ser padre. Por algumas vezes até buscou informação, mas quem sabe na hora errada e com pessoas erradas e não deu nada certo. Já tinha 20 anos e uns diziam que era velho demais para isso, outros que era ideia suicida, etc.

Era assim que Deus queria que acontecesse. E aconteceu! Em maio de 1991, foi convocado pelo Padre Amélio, “in memorian”, a fazer uma experiência no seminário dos padres Teatinos.. Até então, Teatinos era pouco conhecido por ele; conhecia Paulinos, Redentoristas, Cistercienses. Aceitou a proposta, assim o Padre Amélio lhe acompanhou por quase um ano. Em fevereiro de 1992, ingressou no Seminário Teatino São Pio X na cidade de Fartura, concluiu todas as etapas de estudos que lhe faltavam e ali permaneceu por seis anos. Em seguida, foi para São Paulo estudar filosofia na Universidade São Francisco e lá desenvolveu muitos trabalhos assistenciais nas favelas, ganhou alguns concursos de Poesia, Oratória fez curso de Locução e Sonoplastia e Administração de Empresa no SENAC,  . Em 2001 foi para Roma estudar Teologia, foram três anos de estudo e também estudou “Evangelização nos meios de Comunicação Social” e lá teve a oportunidade de conhecer o hoje Santo João Paulo II; esteve com ele em uma rápida audiência. Foi ordenado diácono em Roma pelo Cardeal Giovanni Canestri e, de acordo com o tempo que pede a igreja, foi ordenado presbítero no dia 06 de março de 2004. No dia 09 de março do mesmo ano assumiu os trabalhos na direção da Rádio Nova Voz FM e Casa da Criança (Orfanato) na cidade de Fartura, neste tempo fez curso de Capacitação de recursos para o Terceiro Setor ao mesmo tempo em que foi vigário paroquial, exercendo o ministério por 5 anos. Em fevereiro de 2009 foi convidado a assumir como vigário paroquial em Taquarituba. Em janeiro de 2010 foi convidado a assumir como pároco nesta mesma paróquia onde permaneceu até janeiro de 2015.

Assumiu como reitor do Aspirantado filosófico na Casa de formação São Caetano, Guarulhos por três anos, e como pároco a Paróquia São Geraldo na Diocese de Guarulhos, e lá esteve à frente dos trabalhos por quatro anos e meio.

Foi transferido para a Paroquia São Lucas, Arquidiocese de Sorocaba onde se encontra em junho de 2020 e esta como pároco até o presente momento.

Esta é rápida biografia de um sonhador, incansável, que apesar de seus 56 anos ainda percebe que tem muitos sonhos para realizar na certeza que Deus esta sempre a frente dando forças e encorajando.

Pe. José Sérgio de Lima, CR