Leituras

História de São Lucas

Quem foi São Lucas?

São Lucas foi um dos quatro evangelistas, ele é autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos, seus textos são os de maior expressão literária no Novo Testamento.

Natural da Síria, nasceu no século I da Era Cristã, por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada, tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.

Introduzido na fé por volta dos 40 anos, ele não conheceu Jesus pessoalmente mas sim através dos apóstolos.

Foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois de São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão, ambos fizeram várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano.
Por duas vezes São Paulo esteve preso em Roma e nos dois cativeiros São Lucas esteve consigo, o qual era considerado “médico amado”, ajudando-o no seu apostolado, consolando-o nos seus trabalhos, atendendo e curando com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, do ano 67, pouco antes do martírio, São Paulo escreve a Timóteo que “Lucas é o único companheiro” na sua prisão, os outros tinham-no abandonado.

Uma tradição antiga da Igreja cristã atesta que, após a morte de São Paulo, Lucas partiu como missionário a pregar o Evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália (atual França), Itália, Macedônia e Dalmácia. Criou comunidades e formou discípulos como aprendera com seu grande mestre, São Paulo.

Seus escritos sugerem que ele tenha visitado a Virgem Maria para coletar as informações que inseriu em seus escritos.
Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.

São Lucas permaneceu firme no Senhor até o fim de sua vida. Ele viveu solteiro, sem filhos e faleceu aos 84 anos de idade, terminando sua vida com o martírio e “repleto do Espirito Santo”.
Um antigo documento que São Jerônimo informava que São Lucas foi martirizado em Patras, Grécia, por causa de sua pregação do Evangelho. Deu a vida por causa de Jesus Cristo. Derramou seu sangue por causa do Evangelho que ele imortalizou em seus escritos.

São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores. Na tradição litúrgica seu dia é comemorado em 18 de outubro.